quinta-feira, 28 de julho de 2011

Como planejar o gesso

Quando decidi comprar o apartamento já tinha certeza que iria fazer tudo sozinha, simplesmente pelo fato que amo fazer tudo o que estou fazendo neste momento, organizar, pesquisar, ir à obra, comprar as coisas, etc.
O gesso foi minha primeira dificuldade, não tinha idéia do que fazer e quem contratar.
Passei um final de semana inteiro olhando revistas e pesquisando na internet, tudo bem focada no gesso. Tem muita coisa por aí viu!
Um passo para definir o gesso é que tipo de iluminação você quer, no meu caso queria a maior parte com spots e luminárias embutidas, então a conclusão natural foi o forro de gesso. Quanto à moldura, nunca fui muito fã, na melhor das hipóteses gostava daquelas de linhas bem retas, então optei por tabica. Descobri a tabica na internet (engraçado, não tem muito nas revistas), adorei de cara, é simples, moderno e não gera manutenção no dia a dia.
Dicas para definir o gesso:
- Tenha uma idéia avançada da iluminação da casa toda, o ideal seria fazer o projeto de iluminação e depois o projeto do gesso;
- Não esqueça que algumas luminárias embutidas precisam de 15 cm no gesso (as bonitas com certeza), então avise a empresa que precisa desse espaço líquido (desconta a espessura do próprio gesso);
- Será necessário fazer tubulação para exaustão (coifa)? Tem que preparar o gesso para a tubulação passar;
- Ar condicionado: mesma coisa que a exaustão, é necessário prevê o “caminho” pelo forro;
- Geralmente os apartamentos são entregues com algumas colunas de gesso que escondem as tubulações, e precisam ser consideradas no projeto. Os meus banheiros vieram todos já forrados e com uma moldura, como não queria moldura resolvi quebrar e refazer com a tabica mesmo, mas me deu uma peninha de quebrar...
- Nichos: meu gesseiro alertou que construir nichos com gesso é demorado, então preparem-se com antecedência;
- Cortina: como será a cortina da sua sala? Eu optei por contra sanca, onde o trilho fica escondido dentro do gesso com uma iluminação que “cai” na cortina.
- Telão, home theater, etc. Pensem se precisarão do gesso para usar recursos tecnológicos, como telão que desce do teto.

No sentido horário: Nichos, rasgo na cozinha (usei este), telão que desce do gesso e forro que apoia uma porta (aqui tem tabica também, reparem no afastadinho entre o forro e a parede). Fotos do site www.casa.abril.com.br

Aqui dá pra ver bem a tabica, é da suíte 2 do meu AP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário