sexta-feira, 22 de julho de 2011

Vistoria

Aviso: Post giga novamente, eu sei que prometi, mas o assunto é sério.
Quando fiz minha vistoria não tinha o blog, mas achei bom falar um pouquinho sobre isso, aliás, foi a Bia Santos (Mulheres Apaixonantes) que comentou no post anterior que tinha feito a vistoria naquele dia, aí fiquei pensando que é uma etapa importante e deveria contar a minha experiência.
Fiz a vistoria em fevereiro/2011, no geral deu tudo certo, saí de lá com apenas duas pendências e depois que peguei as chaves eles realmente tinha arrumado. Uma era a janela do quarto que estava pegando e a outra eram os trincos das portas que tinham estragado as paredes, em vários ambientes, aí eles arrumaram as paredes e colocaram aquelas bolinhas de silicone para evitar o contato do trinco com a parede novamente.
Segue uma listinha de coisas importante para testar na hora da vistoria:
- Caimento da água nos ralos (banheiros, lavanderia e varanda): No meu caso o engenheiro levou um balde pra jogar a água, mas não custa levar um no carro, vai que eles não tenham né!
- Funcionamento das torneiras: abram TODAS as torneiras e deixem a água cair por um tempo, depois fechem e espera para ver se não está vazando. E nada de deixarem o responsável pela construtora abrir viu, vocês DEVEM abrir pra sentir se a torneira não está emperrando, relaxada, etc; Aqui já vale reparar se a água está descendo direitinho nas pias e tanques, se não tem nada entupindo.
- Descarga: Vocês viram no post aqui o problema com a minha descarga, se não me engano no dia dei a descarga e logo saí do banheiro, bobeei, o certo é dar a descarga e esperar ela encher novamente e olhar bem de perto pra ver se não tá vazando, sabe quando fica caindo uma agüinha dentro da privada??? Então, isso é um problema.
- Ponto de água dos chuveiros: Abram o registro do chuveiro e deixe cair bastante água.
- Tomadas e pontos de luz: Aqui também não tem muito o que fazer, o responsável da empresa leva aquele testador com dois fios e uma lâmpada e sai colocando em cada tomada, depois pega uma lâmpada também e testa os pontos de luz, aqui a dica é ficar esperta pra não esquecer nenhuma tomada e na hora que ele colocar a lâmpada no bocal o ideal é você ligar e desligar no interruptor.
- Janelas: Abrir e fechar todas as janelas, muitas vezes tem sujeiras que atrapalham o corrimento delas, certifique-se que é apenas sujeira e não problema da janela. Ah as janelas devem ser entregues limpas pelo lado de fora, sem sujeira de construção. Não se esqueçam de checar se não há vidros trincados ou arranhados.
- Portas: Também abrir e fechar e conferir se não estão empenadas, descascadas ou manchadas. É bom ficar de olho nas dobradiças também, vejam se não estão enferrujadas.
Atualização: Hoje (08/ago) descobri que não vieram as  chaves da porta de um dos banheiros, então fiquem de olho!
- Paredes: Conferir todas as paredes se não possuem deformações aparentes. Não se esqueçam de pedir a bolinha de silicone para proteger a parede do trinco da porta.
- Pisos frios e Azulejos: Essa parte não é fácil viu! O correto é olhar azulejo por azulejo e conferir se não estão trincados, no meu caso tinha apenas um próximo a janela do banheiro, geralmente peças que precisam se cortadas tem maior incidência de trincas, então fiquem espertos próximos do chuveiro, janelas e rodapés. Quanto ao piso, é complicado, porque ele vai estar sujo e aí é difícil diferenciar o que é sujeira e o que é trinca ou que está arranhado.
- Contra-Piso: para que vai colocar piso quente (madeira, laminado, etc) é imprescindível que no dia da vistoria vc. marque com alguém da empresa para validar o contra-piso, pois caso tenha alguma deformidade a construtora já começa a correção, imagina você descobrir só quando for colocar o piso que precisa refazer o contra-piso, que demora pelo menos uns 15 dias para secar, além de ter que brigar com a construtora para ela refazer, vai levar mais 15 dias.
- Granitos: Checar se não há trincas ou manchas.
- Gradil da varanda: Vale uma conferida se não está faltando parafuso, se a tinta não descascou ou se não tem nada torto.
Nossa, acho que é isso. Se lembrar de mais alguma coisa eu faço uma atualização.
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário